Quem trabalha como vendedor em uma óptica sabe que um dos diferenciais para ser bem-sucedido na tarefa de venda não é somente fazer com que o cliente retorne, mas principalmente que ele indique a óptica e o trabalho desenvolvido pelo estabelecimento por meio da eficiência de seus vendedores.

Para cativar e fidelizar estes clientes, bem como alcançar a excelência no atendimento, é importante seguir algumas dicas que falaremos a seguir.

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Alguns fatores importantes para melhor preparar os vendedores:

1 – Auxilie, direcione, ensine o seu cliente
Quando se administra uma óptica, é sempre importante direcionar os vendedores a seguir alguns caminhos que irão ajuda-los no desempenho de suas funções. Os principais caminhos neste sentido são percorrer a loja e conhecê-la, conhecer bem os produtos que a óptica vende, saber dados relacionados à concorrência e memorizar os preços dos produtos comercializados.

2 – Todos os colaboradores devem ser especialistas no assunto
É preciso que o vendedor de uma óptica tenha em mente que ele necessita, antes de tudo, ser um especialista no assunto. Isso contará muito para que ele consiga vender e atender bem o seu público. Ele deve possuir o conhecimento técnico daquilo que vende, que serão as ferramentas do sucesso de sua venda, afinal, ele deverá saber orientar ao cliente o produto correto, oferecendo a melhor solução para a problemática do cliente.

3 – Boa apresentação pessoal
Outro fator determinante para um bom vendedor é sua apresentação pessoal. Uso do uniforme, sempre limpo e bem passado, aparência pessoal sempre com zelo, sem exageros, decotes ou roupas desleixadas são detalhes importantes para passar uma boa imagem.

4 – Ótimo atendimento ao cliente
Já no que tange o atendimento ao cliente, atenção e paciência são de suma importância para que o cliente se sinta bem ao adentrar na óptica. Simpatia e cordialidade no atendimento, e a capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia, certamente trarão ótimos frutos, traduzidos em vendas e na fidelização do público, além é claro da melhor propaganda do mercado, a do boca a boca.