É muito comum que no momento da gestação a mulher leve em conta determinados cuidados e precauções referentes à sua saúde e a do bebê, porém, pouco se fala acerca da saúde ocular neste período.

saude-olhos-visao-gravidez

Na verdade, é imprescindível levar em conta a questão da saúde ocular durante a gravidez, uma vez que os desconfortos da visão podem ser uma constante na vida da mulher, devido uma série de fatores característicos desta fase.

Veja a seguir 5 fatos sobre a saúde ocular para ficar de olho durante a gravidez e como lidar melhor com esta situação.

  • Problemas mais comuns de saúde ocular na gravidez: Síndrome do Olho Seco

Devido as alterações hormonais características da gravidez, a produção de lágrimas diminui na ocasião da gestação. Sendo assim, quadros como Síndrome do Olho Seco acabam sendo comuns.

Vermelhidão nos olhos, irritação, visão turva e sensação de areia nos olhos são alguns sintomas, sendo que o tratamento implica na hidratação por meio de lágrimas artificiais.

  • Lentes de contato podem ocasionar lesões durante a gravidez: cuidado!

Contaminação nas lentes são mais propensas durante a gravidez, podendo levar a edema e úlcera na córnea, por exemplo.

  • Uso inadequado do colírio pode afetar a saúde do bebê

O colírio é um medicamento e chega até a corrente sanguínea. Se utilizado de forma indiscriminada, pode afetar o feto, sobretudo alguns colírios que possuem conservantes em sua fórmula.

O ideal é utilizá-lo somente o número de vezes indicado pelo seu médico oftalmologista (geralmente, no máximo 4 vezes).

  • A claridade pode ser um constante incômodo

Como as mudanças hormonais durante a gravidez alteram o grau da visão, é comum o desenvolvimento de quadros de fotofobia. O uso de lentes fotossensíveis é uma boa opção neste momento.

  • Retenção de líquido e o aumento de peso podem acarretar em alterações no grau

A espessura da córnea e seu formato podem ser modificados, devido o ganho de peso e líquido retido, alterando momentaneamente o grau da gestante.

Além de fazer o acompanhamento com o médico e o pré-natal, não deixe de lado as consultas com o oftalmologista. Tal cuidado será essencial para o conforto e bem-estar da gestante.