Tão necessário quanto cuidar da alimentação, do físico e da mente, a saúde dos olhos também demanda uma série de cuidados importantes. No entanto, muitas pessoas esquecem de se ater a este fato e ignoram este viés da saúde humana, ao não cuidar da visão.

cuidar-visao-saude

Muito embora muitos dos cuidados com a visão precisam da atenção de um médico oftalmologista, há uma série de zelos que podem ser efetuados pelo próprio paciente, mesmo fora de um tratamento no consultório do doutor. Elencamos 5 formas de cuidar melhor da visão a seguir.

1- Não usar colírio sem indicação de um profissional dos olhos

Como o colírio é um medicamento, deve-se usá-lo somente com prescrição médica. Ao não usar um medicamento sem recomendação médica o paciente evita afetar a visão. O ideal ao sentir qualquer incomodo na visão é procurar a ajuda de um médico.

2- Guardar de maneira adequada os óculos

Preservar os óculos é uma forma de preservar a saúde ocular e uma boa maneira de proteger os óculos é armazenando-o de maneira correta, como em seu estojo, por exemplo.

3- Proteger os olhos

Algumas profissões que oferecem riscos à visão recomendam e obrigam o uso de óculos de segurança para a proteção. Determinadas práticas esportivas também podem ser nocivas aos olhos, daí a importância de sempre proteger a visão.

4- Preservar a visão dos raios UV

O sol pode ser um grande inimigo da visão. Bloqueie os raios nocivos do sol com o uso de óculos de sol.

5- Se consultar regularmente com o médico oftalmologista

O mais importante cuidado com a visão é ir com frequência regular ao consultório médico para que ele possa avaliar como está a visão do paciente, solicitar exames, fazer a prevenção, diagnóstico correto e se for o caso, o tratamento adequado.