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A alimentação é uma excelente aliada para manter a saúde dos seus olhos, uma vez que determinados alimentos possuem ingredientes essenciais que otimizam a visão e promovem a manutenção da saúde ocular.

De acordo com a Associação Americana de Optometria (American Optometric Association – AOA), a melhor forma de cuidar da saúde dos olhos através dos alimentos é por meio de uma dieta rica em nutrientes capazes de atuar efetivamente contra doenças como a catarata, o glaucoma e a degeneração macular, por exemplo.

Vejamos a seguir, 5 nutrientes essenciais para manter a saúde dos seus olhos.

Ácidos graxos ômega 3 para saúde dos olhos

Os Ácidos graxos e o ômega 3 agem como anti-inflamatório natural, além de umedecer os olhos, combatendo assim, quadros de olho seco, por exemplo. Estes nutrientes são encontrados tanto em peixes, como em nozes, sementes de chia, linhaça e óleo de linhaça.

Luteína e zeaxantina para saúde dos olhos

Importantes carotenoides que exercem função antioxidante nos nossos olhos, a luteína e zeaxantina são encontradas em frutas como o mamão, além de ovos, milho, couve, agindo na prevenção de danos oculares.

Vitamina A para saúde dos olhos

A vitamina A, popularmente encontrada na cenoura, tem função antioxidante, e combate de maneira eficaz, de acordo com a AOA, o estresse oxidativo. Este nutriente está contido em alimentos como pimentas vermelhas cruas, ricota, fígado de vaca grelhado, manga, ovo cozido, entre outros.

Vitamina E para saúde dos olhos

A vitamina E é responsável por obter ótimos resultados no que diz respeito ao combate aos radicais livres. Para investir nesta defesa da saúde dos olhos, é importante incluir na dieta alimentos como castanha-do-pará, grão-de-bico, avelã, couve, entre outros.

Vitamina C para a saúde dos olhos

A pesquisa divulgada pela Associação Americana de Optometria apontou que a vitamina C atua no combate e prevenção da catarata. Há inúmeras fontes de vitamina C para que se possa usufruir de seus benefícios, tais como limão, caju, toranja, pimentão amarelo cru, kiwi, morango, acerola, laranja, etc.