A saúde ocular deve ser incentivada desde a mais tenra idade. Sobretudo em épocas de verão, sol e férias, é comum que alguns pais adquiram óculos de sol para proteger a visão das crianças, no entanto, muitas vezes deixam de lado fatores de segurança como a procedência do produto.

6-dicas-visao-criancas

Pontuamos a seguir, 6 dicas para proteger a visão das crianças e evitar que elas desenvolvam alguma doença ocular oriunda do uso de óculos de má procedência.

1. Verifique se os óculos oferecem 100% de proteção UV
É de extrema importância que os óculos ofereçam 100% de proteção UV. Somente assim a visão da criança é de fato, protegida.

2. Perceba se o ajuste dos óculos no rosto é o ideal
Se os óculos forem muito largos ou muito apertados, certamente a criança sofrerá desconforto no uso do artefato. Portanto, é preciso procurar óculos que se ajustem de maneira harmoniosa e equilibrada ao rosto da criança;

3. Seja paciente
É comum que crianças ofereçam certa resistência quando começam a usar óculos. Sendo assim, procure manter a paciência, pois em breve elas se acostumam e até gostam da novidade.

4. Invista em armações mais seguras
Principalmente para crianças mais ativas, praticantes de esportes e afins, é indicado o uso de armações mais resistentes e presas na região da nuca.

5. Escolha lentes resistentes
É comum que crianças caiam e com isso, acabem arranhando e até mesmo quebrando as lentes dos óculos. Uma forma de se prevenir neste sentido é investir em produtos mais resistentes e duráveis. Lembre-se sempre que o mais importante é a segurança da criança.

6. Uso dos óculos de sol e de grau
Se a criança passou pelo oftalmologista e teve algum problema de visão diagnosticado, resultando então na necessidade do uso de óculos de grau, é importante solicitar ao médico oftalmologista, caso ele não tenha indicado, a receita similar para o uso dos óculos de sol. Ambos são necessários para a saúde visual da criança.