Sente uma sensibilidade acima do comum nos olhos? Eles estão ficando irritados com maior incidência? Este é com certeza, um alerta. Tempo seco, poluição, poeira, “colaboram” ainda mais para que você esteja incluído nos fatores de risco, quando o assunto é alergia ocular.

Atenção com alergias oculares

Atenção com alergias oculares

Entenda melhor o que são as alergias oculares, prevenção, possíveis tratamentos e os principais sintomas relacionados com a alergia ocular.

Identificando alergias nos olhos

A alergia ocular é também chamada de conjuntivite alérgica (diferente da conjuntivite virótica que é de cunho contagioso) é desencadeada por uma série de fatores, sobretudo quando há ocorrência do contato de algumas substâncias com os olhos, tais como ácaros, pelos, poeira, pólen, mofo, etc.

Sintomas das alergias oculares

Podemos identificar os sintomas de uma alergia ocular quando sentimos coceira exacerbada nas vistas, vermelhidão, inchaço na região dos olhos, sensibilidade à luz, lacrimejamento, ardência e secreção.

Muito embora estas alergias oculares se apresentem de forma mais branda, é preciso ter cuidado, pois há casos onde a alergia se torna mais intensa podendo afetar a visão de maneira mais séria, inclusive acarretando lesões na córnea.

É importante procurar um oftalmologista para que ele possa traçar o diagnóstico efetivo, identificar ou não a alergia e indicar o melhor tipo de tratamento para cada caso.

Prevenção das alergias oculares

Por se tratar de uma alergia, o mais importante é se mantiver longe daquilo que irá desencadear a reação alérgica.

Neste sentido, procure manter sempre o ambiente livre de poeiras e ácaros, alguns dos principais responsáveis pela alergia ocular. Pelúcia, carpetes, cortinas e qualquer objeto que funcione como reservatórios de pó também devem ser mantidos longe.

Outra medida preventiva e de suma importância é evitar coçar os olhos, pois tal costume, além de muitas vezes funcionar como estímulo da alergia, pode resultar na ocorrência de doenças, como por exemplo, a ceratocone (deformação nas córneas).

Cuidados também com animais de estimação, vassouras, livros e papeis em geral, além é claro, do ar-condicionado, que deve ter seu filtro limpo regularmente e passar por manutenção preventiva.