Com certeza você já deve ter ouvido essa frase: “se afaste da televisão, assistir TV de perto faz mal para a visão”. Será que faz mal mesmo? Quais as doenças oculares isso pode causar? Ou será um mito?

assistir-tv-perto

Por acreditarmos que é prejudicial aos nossos olhos, nos afastamos da televisão pelo receio de desenvolver algum problema de visão.

De acordo com o Hospital das Clínicas de São Paulo e sua equipe de oftalmologistas, assistir televisão a curta distância cria um risco mínimo de gerar algum problema aos olhos.

Assistir TV de perto pode causar irritação e, como consequência, vista cansada. Mas isso não gera um mal à saúde ocular, ou qualquer outro malefício que necessite de atendimento médico especializado. A simples irritação pode ser resolvida com o uso de um colírio.

Os olhos, assim como todo nosso organismo, precisam de descanso, de relaxamento. Por isso, o ideal ao assistir televisão é fazer intervalos a cada uma hora ou duas horas em média. Olhar para outros pontos e piscar ajuda a descansar e lubrificar seus olhos.

Assistir TV de perto não vai prejudicar sua visão. Mas a falta de intervalos é, sim, prejudicial aos olhos.

Portanto, essa velha história não passa de um mito.

O hábito pode indicar um problema

Em linhas gerais, o dito de que “ver televisão de forma mais próxima afeta a saúde ocular”, é um mito. Entretanto, a necessidade de ficar próximo da televisão ao assistir programas por não conseguir ler a legenda ou ver a imagem desfocada, pode ser o indício da existência de um problema de visão.

O mais comum entre as pessoas é a miopia, em que se apresenta uma dificuldade para enxergar a partir de determinadas distâncias. Neste caso é necessário procurar um médico especializado para ter um tratamento adequado ao problema.

Para evitar doenças oculares ou para que o tratamento não seja mais difícil, é recomendável realizar uma consulta com um médico oftalmologista periodicamente.