A luz azul de tablets, celulares e telas de TVs e computadores é nociva à visão e a população tem utilizado cada vez mais esses equipamentos.

Luz-Azul-Celulares

De acordo com estudos, se expor de maneira prolongada em relação a luz azul pode causar sérios problemas como:

  • Danos na retina;
  • Degeneração macular;
  • Cegueira, etc.

A luz azul possui uma fototoxidade que produz um efeito acumulativo, ou seja, esses danos serão desenvolvidos ao longo dos anos, porém, há várias faixas de luz azul e nem todas causam prejuízos à saúde ocular.

Faixas de luz azul

As principais faixas de luz azul são a turquesa e a violeta.

  • Luz azul turquesa

A luz azul turquesa é inofensiva à saúde, pois ela é responsável por organizar o relógio biológico, a temperatura corporal e também os processos cognitivos de memória.

  • Luz azul-violeta

O perigo está na luz azul-violeta, que pode causar degenerações maculares, catarata e principalmente cegueira.

A luz azul-violeta afeta as células da mácula – tecido situado no fundo dos olhos e sensível a essa luz.

Indivíduos que ficam durante horas diante de tablets, celulares e telas de TVs e computadores, podem sofrer as consequências com o passar dos anos, visto que as células da mácula não têm capacidade de regeneração.

Por exemplo, uma pessoa se expõe 7 horas por dia a essa luz a partir dos 20 anos, logo, aos 35 anos ela desenvolverá algum problema.

Outros problemas causados pela luz azul

Além de degeneração macular, catarata, danificação da retina e cegueira, há outros problemas causados pela luz azul.

Alteração do ritmo circadiano

Se um indivíduo se expõe a luz azul-violeta durante a noite, o seu cérebro fica confuso, pois há a redução da melatonina, hormônio responsável pelo sono. Dessa forma, o ciclo do sono é interrompido, ficando difícil de dormir.

Stress e fadiga visual

O stress e fadiga visual ocorre quando os olhos ficam expostos a grande quantidade da luz azul, assim, a vista faz maior esforço para focar imagens, textos ou vídeos no celular e computar.

Isso gera dores de cabeça, olhos secos, vermelhos e cansados.

Lembre-se de que é extrema necessidade consultar um oftalmologista e fazer exames preventivos para avaliar os efeitos da luz azul na visão.