É nítido que a crise que o país enfrenta atualmente pegou em cheio o setor varejista. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados demonstram que em 2015 houve retração de 4,3% no que diz respeito as vendas em todo o comércio.

No entanto, é nestes momentos que é possível se destacar e se consolidar, sobretudo no ramo ótico. Veja a seguir, algumas dicas para ópticas crescerem na crise.

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Atendimento: invista em constantes melhorias

Uma das principais dicas para ópticas crescerem na crise é investir num fator primordial: o atendimento.

Procure treinar constantemente os funcionários e equipe de vendas para ter um diferencial no atendimento, isso poderá lhe render novos clientes e a fidelização daqueles que já conhecem os serviços prestados.

Promoções: faça uma agora mesmo

O fator promoção por si só costuma ser um ótimo gatilho mental, no entanto, em momentos de crise, a óptica pode se sobressair mais investindo em promoções criativas e ações de marketing que chamem a atenção das pessoas.

É possível atrair pessoas para o interior da loja oferecendo somente alguns brindes, por exemplo, o que irá estimulá-las a conhecer a óptica, sendo uma ótima oportunidade de vendas e de se fechar negócios.

Cross-selling

Vendeu uma armação? Que tal oferecer também as lentes ideais e fazer assim outra venda? Assim funciona a técnica de cross-selling. Novamente, a criatividade do vendedor e a versatilidade da óptica farão a diferença.

Pós-venda sempre

O cliente está com dúvida? O produto precisa ser trocado? É fundamental que além de possuir canais que facilitem a comunicação do cliente com a ótica, a óptica se antecipe e vá até o cliente. Veja se ele está satisfeito com o produto, o que ele necessita e como poderá ajudá-lo. O pós-venda é tão importante quanto fechar a venda.

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