Sabemos que com o avançar da idade, é comum o fato do nosso corpo mudar e passar por uma série de transformações. Desta forma, muitas funções de nosso organismo acabam perdendo força e agilidade, assim como nossos sentidos.

envelhecer-visao-saudavel

Trata-se de um processo natural e, com a visão, não é diferente. Isto, no entanto, não significa que o simples fato de envelhecer signifique perder a saúde. Ao contrário, no que tange nossa saúde ocular, seguindo algumas precauções e ainda contando com uma boa genética, podemos mantê-la em dia.

Quer saber como envelhecer com a visão saudável? Contamos a seguir, confira.

Muita atenção na meia idade

Os cuidados com a visão devem ser levados a sério desde a mais tenra idade, porém, na meia idade este cuidado deve ser muito maior. É neste período que podemos tomar atitudes que impeçam o surgimento de modificações mais drásticas em nossa capacidade visual.

Um dos principais problemas neste período é a redução na produção de lágrimas. Este processo natural do envelhecimento pode ser potencializado com o uso constante de tecnologias como notebooks, smartphones, etc.

O olhar fixo nestes monitores e telas faz com que pisquemos menos também, acarretando na falta de hidratação ocular.

Com o ressecamento, surgem então irritações e até mesmo a síndrome do olho seco.  Ir ao médico oftalmologista é essencial para lidar com este problema e para que ele receite o tratamento adequado.

A presbiopia é outro fator que deve ser acompanhado de perto para que se possa envelhecer com saúde visual. A doença acarreta na perda da elasticidade do cristalino, atrapalhando enxergar objetos próximos, por exemplo.

Sem contar com outros problemas que consequentemente atingem os olhos, como a diabetes.

Qual seria o segredo para envelhecer com uma boa visão?  Na verdade, até já mencionamos neste artigo: marque uma consulta com o médico oftalmologista e faça o acompanhamento de sua saúde ocular regularmente.