Um trabalho de pesquisa realizado por cientistas russos tem chamado a atenção das pessoas no mundo todo. Trata-se da concepção de uma máquina capaz de ajudar a entendermos melhor como os olhos humanos enxergam.

como-enxergam-olhos

Esta máquina, aliás, seria capaz de enxergar de forma similar aos humanos, sendo dotada de “órgãos visuais” próprios.

Yakov Kazanovich e Roman Borisyuk: a nova tecnologia de rede neural

Os principais nomes à frente do projeto são dos pesquisadores Yakov Kazanovich e Roman Borisyuk. De acordo com eles, boa parte das características da visão, bem como percepção e consciência, se configuram em elementos de imenso mistério, tanto para neurofisiologias quanto para psicólogos, por exemplo.

No entanto, com a nova tecnologia de rede neural, tais mistérios poderão finalmente ser revelados.

“Apresentamos um modelo de rede neural oscilante que pode explicar os tempos de reação em experimentos de pesquisa visual”, disseram os cientistas pesquisadores do Instituto de Problemas Matemáticos da Biologia da Academia Russa de Ciências

Sistemas mecânicos de visão foram criados por inúmeras empresas de TI

Também sabe-se que os sistemas de visão robotizados não são uma novidade russa. Grandes empresas ao redor do mundo já realizaram esforços neste sentido na última década.

Alguns destes sistemas criados por empresas de TI, aliás, se mostraram capazes inclusive de reconhecer e classificar objetos variados.

No entanto, a dúvida é como os humanos possuem a capacidade de classificar e reconhecer de forma automática, objetos que nunca vimos antes.

Ao que tudo indica, a chance de se criar sistemas de visão robotizados cada vez mais “naturais” está próxima.

E você, o que acha desta possibilidade?