conjuntive-sintomas-tratamento

Uma das principais doenças causadas nos olhos é a conjuntivite. Mais intensificada em épocas de calor e o tempo mais seco característico do verão, a conjuntivite se define pela inflamação da membrana que, por sua vez, reveste a parte frontal dos olhos, bem como a região interna das pálpebras.

Sintomas de conjuntivite:

  • Coceira na região dos olhos;
  • Dor;
  • Secreção nos olhos;
  • Vermelhidão.

Agindo nas pessoas por aproximadamente 15 dias, os tipos de conjuntivite mais comuns são:

  • Viral
  • Bacteriano
  • Alérgico

Dentre estes 3 tipos, aquele considerado mais nocivo e de maior disseminação é a conjuntivite viral.

Características da conjuntivite viral

A conjuntivite viral se caracteriza pela sensação de “areia” ou objeto estranho nos olhos. Há um intenso lacrimejamento e em casos mais graves, deixa sequelas, como problemas nas córneas.

Seu tratamento envolve desde o suo de colírios específicos, do tipo lubrificantes, até mesmo compressas de água fria.

Dicas para evitar a conjuntivite

Alguns cuidados bem simples podem ajudar a evitar que as pessoas sejam contaminadas com o vírus da conjuntivite.

A higienização das mãos é uma ótima solução neste sentido, sobretudo com o uso do álcool em gel e sabão, bem como a utilização de utensílios individuais como lenços de papel e toalhas e roupas de cama individuais.

Atentar-se a objetos de uso compartilhado, como por exemplo, aparelho de controle remoto, telefones, e também transporte público, é muito importante, pois é comum que todos estes objetos e lugares aglomerem vírus e bactérias.

Para evitar o contágio, ressalta-se a importância da higiene. Não passar a mão suja nos olhos é outro ponto essencial para evitar a conjuntivite.

O contágio pode ocorrer também em água do mar, piscinas não tratadas, riachos e lagos, portanto, ao visitar estes locais, principalmente na época das férias, que é mais comum, requer maiores cuidados e atenção.

Ao detectar os sintomas, é importante procurar um médico oftalmologista, que procederá com o tratamento adequado a cada caso.