Usuários que procedem com a manutenção adequada dos óculos por meio da limpeza do material, promovem além de uma melhor saúde ocular, maior conforto, bem como a otimização da visão.

Alguns gestos práticos e simplificados neste sentido são capazes de evitar acúmulo de poeira e diversas outras sujeiras que atrapalham a enxergar melhor.

limpeza-lente-oculos

Lentes de óculos devem ser lavadas

Água fria e sabão neutro são os materiais necessários para que seja feita a lavagem das lentes dos óculos, deixando-as limpas. Basta aplicar com cuidado a solução de água e sabão, depois enxaguar com água corrente e proceder adequadamente com a secagem, que deve ser feita com um lenço, de papel ou tecido, que tenha estrutura macia.

No entanto, jamais deve-se esfregar o papel durante a secagem, mas sim passar suavemente nas lentes até que elas fiquem secas.

Há casos onde determinados usuários costumam “esfregar” as lentes em qualquer tecido, como uma camiseta, por exemplo, acreditando ser o correto e suficiente para efetuar a limpeza. No entanto, como pode-se observar, este método não é o adequado.

Higienização do lenço para limpar os óculos

O lenço utilizado na limpeza dos óculos deve ser sempre lavado e higienizado, sempre com sabão neutro e água.

Preservação dos óculos

Para manter os óculos limpos por mais tempo, o ideal é que ele seja acondicionado da maneira correta e também que se evite algumas situações, como por exemplo, a exposição frequente e intensa ao sol.

No que diz respeito ao seu acondicionamento, os óculos necessitam de um estojo adequado para ser guardado quando não estiver em uso. Além disso, há o modo correto de posicionar os óculos no estojo: sempre com as lentes para a parte de cima.

Isto se deve ao fato de evitar que as lentes entrem em choque ou contato com texturas que possam agredir ou arranhá-las, por exemplo.