exercicios-saude-visao

Quando se fala em exercícios físicos, logo relacionamos com questões como emagrecimento, academia, universo fitness e boa forma, não é mesmo?

Além de todos estes tópicos citados acima, há outro fator onde a prática de exercícios físicos atua de forma extremamente benéfica: a saúde dos olhos.

De acordo com cientistas da Universidade de Emory, a degeneração macular, uma das principais doenças que acarretam a cegueira, sobretudo em pessoas com faixa etária mais elevada, pode ser prevenida por meio de práticas físicas.

Alimentação equilibrada, aliada a hábitos saudáveis, não ingerir álcool, tampouco tabaco e demais drogas, ajuda o organismo a controlar outro vilão da saúde visual: o diabetes.

Com este estilo de vida atrelado ainda às práticas de exercícios físicos, obtém-se o controle da doença, evitando quadros de edema macular diabético e até mesmo retinopatia diabética.

Ao menos 3 vezes na semana

Há alguns hábitos saudáveis e exercícios físicos que contribuem de forma substancial para a saúde ocular do indivíduo, e que devem ser adotados ao menos 3 vezes durante a rotina semanal.

Dentre as atividades físicas que melhoram a saúde da visão, destacam-se:

  • Pedalar;
  • Caminhada rápida;
  • Hidroginástica/natação;
  • Dança

Inserir diferentes hábitos na rotina também pode ajudar na questão da atividade física. Por exemplo, caminhar alguns minutos até o local de estudo e trabalho, optar em subir e descer escadas, ao invés de sempre utilizar o elevador, entre outros hábitos saudáveis.

Outra atividade física que, se praticada de forma correta, pode ajudar e muito na questão dos olhos é a musculação.

Ainda não há nada de muito concreto, porém, um estudo brasileiro publicado no site da Revista Saúde em 2012, apontava que a musculação, que antes era um tanto quanto temida, segundo os oftalmologistas, devido uma falsa ideia de que ela aumentava a pressão intraocular, na verdade, pode ser muito benéfica.

De acordo com o estudo, os voluntários pesquisados foram submetidos à musculação e apresentaram na verdade, uma diminuição nesta pressão.

Antes de investir na prática física, não deixe de consultar o médico.