Há um provérbio inglês que diz: “Os números não mentem jamais”. Tal enunciado faz sentido, sobretudo quando falamos em relação ao mercado óptico e suas principais estatísticas.

estatisticas-importantes-mercado-optico

Dados de 2012, por exemplo, indicavam que o mercado óptico era responsável por 0,46% do PIB, alcançando um faturamento maior que 19 bilhões de reais, o que deixa claro a proporção da importância do setor óptico para o mercado e a economia.

Ao administrar uma óptica, é de bom senso utilizar-se de algumas estatísticas de maior destaque e importância para sintonizar-se com as novidades e tendências do setor, bem como notar as necessidades dos clientes, para assim, crescer e se atualizar sempre. A seguir, as 10 estatísticas mais relevantes do mercado.

1- Produtos mais vendidos
O que tem feito mais sucesso em vendas no ramo óptico? Armações, tanto para óculos de grau ou de sol, bem como lentes e acessórios, lideram o ranking.

2- Costumes dos consumidores
Alguns fatores motivam os clientes a optar por uma óptica, são eles: ambientação, vitrine, variedade de produtos e serviços. Honestidade, atendimento personalizado e em domicilio também cativam os clientes.

3- Importados
Em comparação aos produtos ópticos nacionais, a opção pelos importados sobressai de acordo com as estatísticas.

4- Regionalidade
De acordo com números recentes, os locais que demandam materiais e produtos ópticos são: Sudeste (47,7%), Nordeste (24,8%), Sul (15,7%), Centro-Oeste (7,7%) e Norte (4,1%).

5- Projeção
Em 2012 tivemos 19,5 bilhões de reais de faturamento no setor óptico. Para 2017, dados estimam que o montante movimentado no mercado ultrapasse 39 bilhões de reais.

6- Qualidade
Com muito mais informação disponível, o consumidor atual busca acima de tudo, qualidade nos produtos ópticos, sobretudo no tocante à nitidez da visão.

7- Evolução
Os números apontam que alguns desafios foram finalmente vencidos, e superados, como um produto final com qualidade superior e mão de obra mais qualificada;

8- Para evoluir
Combater a pirataria é um desafio a ser vencido no futuro e na atualidade.

9- Classes de consumo
Pesquisas revelaram que as classes B e C resultaram no consumo de mais de 86% do mercado óptico brasileiro, sendo que a região Sudeste concentrou 58,02% do consumo destas classes.

10- Gêneros
67% dos homens e 59% das mulheres são usuários de armação de receituário, enquanto no quesito óculos de sol há quase um empate: 67% dos homens e 65% das mulheres.

Que tal se embasar nestas estatísticas para traçar suas estratégias de marketing e otimizar o crescimento de sua óptica?