doencas-visao

Há doenças bem comuns no que diz respeito aos olhos, o que desperta cuidados e atenção das pessoas devido a saúde ocular, no entanto, há algumas doenças incomuns, consideradas estranhas e diferentes, que também podem surgir, e que poucas pessoas têm conhecimento. Vejamos algumas a seguir.

Síndrome do olho de gato

Doença do tipo cromossômica, a síndrome do olho de gato é extremamente rara, e pode ocorrer já no nascimento. O nome se deve a semelhança com o olho do bichano, uma vez que nesta situação a íris se estica e a pupila é mais estreita.

A gravidade desta síndrome se dá pelo fato dela atacar não somente a visão, mas também ouvidos, coração, e rins, entre outros órgãos. O tratamento por meio do uso de óculos pode ajudar na melhora da visão.

Herpes ocular

Causada pelo vírus vericela-zoster, a herpes ocular se caracteriza pela presença de uma ferida na região da pálpebra. Pode atingir a córnea e até mesmo na região interna do olho, causando a cegueira temporária.

Heterocromia

Animais como gatos e cavalos comumente possuem a heterocromia, uma situação que se caracteriza pela diferença na cor de um dos olhos. No entanto, tal fato pode ocorrer também em seres humanos.
Esta rara condição não causa problemas de visão, porém, se trata de um caso extremamente raro, que algumas celebridades -caso do cantor David Bowie- foram acometidas.

Estrela no olho

Ao que se sabe, em todo mundo só foi registrado um caso de estrela no olho. No caso, se tratou de uma catarata em forma de estrela.

Policoria

Quase não há casos de policoria no mundo, o que ressalta o quão raro é a incidência desta anormalidade. Ela se configura pela presença de várias pupilas em apenas um olho, localizadas sempre na mesma íris.
Você já ouviu falar destas doenças? Conhece alguma doença rara nos olhos? Conte para nós nos comentários.