Cuidar da saúde dos olhos envolve uma série de fatores. Um deles costuma ser um tanto quanto desconhecido ou ignorado por parte da população: a circulação sanguínea.

circulacao-olhos

Como as células de nossa retina necessitam de bastante sangue para nutri-las, é de extrema importância que a circulação na região dos olhos seja otimizada.  Por isso, é imprescindível levar mais sangue para nossa cabeça, por exemplo.

Além de prejudicar a visão, a falta da circulação de sangue, muitas vezes causada por estresse no pescoço, pode levar a desencadear problemas de memória e também afetar o cérebro.

Você sabe como promover a melhoria na circulação sanguínea? Por meio de massagens! Conheça algumas técnicas de massagens a seguir.

Massagem no pescoço

Como se trata de uma região muito afetada de nosso corpo, acumulando tensões ao longo do dia, é preciso uma atenção especial ao pescoço, haja vista que ele é o responsável por ser o caminho para o sangue chegar até nossos olhos.

Este vídeo explica de forma simples uma técnica de massagem que irá ajudar a melhorar a circulação e a tirar tensões da região:

Em suma, para levar mais sangue ao nervo óptico, “amasse” seu pescoço, sem machucá-lo, claro, e sempre trabalhando a respiração, de forma profunda.

Uma dica importante: enquanto efetua a massagem na região do pescoço, com a outra mão procure executar pequenas batidas no peito. Isso ajudará a promover a chegada de mais oxigênio até a região ocular.

Má circulação: técnicas de massagem ao redor dos olhos

Siga os passos abaixo para massagear a região em volta dos olhos e, assim, melhorar a circulação:

  • Solte os ombros para não obstruir a transmissão do sangue;
  • Respire profundamente;
  • Massageie também suas mandíbulas (faça movimentos de abrir e fechar a boca);
  • Com ênfase, massageie seu couro cabeludo.

Além das massagens, não deixe de equilibrar sua alimentação. Alimentos dotados de luteína contribuem para evitar problemas na retina. É o caso do ovo, espinafre e couve, por exemplo.

E claro, não deixe de se consultar com o médico oftalmologista periodicamente.