Já aconteceu com você de ter dificuldade para enxergar de perto? Abrir a caixa de um medicamento e não conseguir ler direito o que está escrito, ou folhear seu jornal pela manhã e sentir certa dificuldade em ler de perto?

dificuldade-enxergar-perto

Se você vai ao supermercado e ao pegar determinado produto, sente-se, até certo ponto, incapaz de ler claramente o que diz aquele rótulo, saiba que vários podem ser os motivos desta dificuldade para enxergar.

Veja quais podem ser estas causas e o que fazer para lidar melhor com o problema:

Dificuldade para enxergar de perto: já considerou ser hipermetropia?

Quando o olho se apresenta um pouco menor do que o usual, a imagem se forma atrás da retina, gerando erros refrativos, os quais denominamos hipermetropia.

Bem comum em crianças ainda em desenvolvimento, a hipermetropia pode persistir na idade adulta e merece seus cuidados.

Tratamentos como cirurgia a laser ou o uso de lentes corretivas, poderão ser indicados pelo médico oftalmologista.

Dificuldade para enxergar de perto: avanço da idade pode ser a causa

Outro fator que pode desencadear a dificuldade de enxergar de perto pode ser o passar dos anos, ou seja, a idade mais avançada.

A famosa “vista cansada”, comum em pessoas de mais idade, nada mais é do que o nome popular dado ao distúrbio da visão denominado presbiopia. Ela atinge as pessoas com mais de 40 anos e se caracteriza pelo famoso “afastar de jornais e revistas para longe dos olhos”, durante o ato da leitura.

Um tratamento eficaz e muito indicado neste sentido é a adoção de lentes corretivas de apoio.

Outras possíveis causas da dificuldade de se enxergar bem de perto são a retinopatia diabética e o deslocamento da retina.

Ambas as situações merecem sua preocupação. Ao sentir dificuldades em ler ou enxergar de perto, não espere e procure imediatamente seu médico oftalmologista.