Convencionou-se atribuir e relacionar o uso dos óculos de sol às estações mais quentes, como o verão, e contextos específicos como praia e sol. Mas será que esta é uma regra, ou apenas senso comum?

Levando-se sem conta também que o uso dos óculos de sol não é prioritariamente usado como um artefato de moda, estilo ou fashion, mas sobretudo para preservar a visão dos raios nocivos do sol, fica a dúvida: é preciso usar óculos de sol também no inverno?

oculos sol escuros inverno

Preservando a saúde dos olhos

O inverno também oferece períodos de sol, o que já configura a necessidade de se utilizar óculos de sol.

Além disso, os óculos de sol irão ajudar determinados pacientes que estão em tratamento de sintomas como “olho seco”, ou alergias oculares diversas.

Há ainda a questão de pacientes que acabaram de realizar cirurgias de catarata, por exemplo, o que requer a preservação dos olhos aos raios UV, necessitando assim a utilização dos óculos de sol.

O não uso deste acessório, sobretudo nestas situações acima descritas, pode acarretar em complicações oculares e doenças na visão.

Como evitar acidentes e lesões oculares

O uso de óculos de sol, mesmo no inverno, como vimos, vai além de uma questão de estilo, muito embora seu uso esteja atrelado aos padrões fashionistas e seus estereótipos.

A utilização de óculos escuro no inverno pode inclusive, ajudar a evitar acidentes de transito, por exemplo, devido a chamada “cegueira temporária”, que ocorre quando os raios de sol incidem sobre a visão.

Sendo assim, nunca se esqueça das funções principais dos óculos de sol, que são:

• Baixar a quantidade de luz que incide sobre os olhos;
• Proteger dos olhos da luz visível, da ação dos raios UVA e UVB e da claridade presente nos ambientes;
• Proteger a visão da ação do vento, evitando a entrada de poeira e detritos.