Com a chegada do verão, o sol se revela mais intenso e com ele, a necessidade ainda maior se se utilizar óculos de sol. Sendo os óculos de sol ótimos acessórios de beleza e estética, eles devem sobretudo proteger os olhos dos raios nocivos, conferindo assim saúde, bem-estar e estilo.

oculos-sol-proteger-olhos

Problemas decorrentes da exposição dos olhos aos raios solares nocivos

Há vários tipos de problemas de visão oriundos a prolongada exposição dos olhos aos raios colares, como os UVA e UVB. Dentre as doenças decorrentes deste fato, temos a cegueira e a degeneração macular.

Com o frequente aumento da camada de ozônio, estes raios ganham cada vez mais incidência e força, prejudicando a visão das pessoas que não lançam mão de óculos de sol. É importante frisar que o uso de óculos de sol nos dias atuais é tão imprescindível quanto o uso de protetor sola na pele, por exemplo.

A catarata, por exemplo, doença que está associada à exposição dos olhos sem proteção perante os raios solares, é apontada como uma das principais causas da cegueira.

Para evitar que estes males ocorram, é de extrema importância que as pessoas protejam os olhos com óculos de sol adequados, de boa procedência e com as lentes ideais para exercer o bloqueio destes raios nocivos e proporcionar a saúde visual do indivíduo.

Como os óculos protegem os olhos

Lentes do tipo polarizadas estão entre as aliadas da saúde visual, exercendo proteção aos olhos. Isto porque é por meio delas, além de barrar todo raio nocivo, elas permitem extinguir o ofuscamento da visão, permitindo assim um olhar mais nítido ao ar livre, por exemplo.

Consultar o oftalmologista regularmente e seguir as orientações por ele prescritas é um item essencial.

Ao solicitar óculos de grau, é importante que a pessoa não esqueça também de solicitar os óculos de sol, pois se trata de um item fundamental para a saúde ocular.