O-que-e-presbiopia

Chamada popularmente de vista cansada ou visão cansada, a Presbiopia é uma queda considerável na qualidade da visão, acirrada sobretudo no decorrer dos anos, conforme se avança a idade das pessoas.

Para entender melhor o que é a Presbiopia, é preciso se ater em sua principal característica: a dificuldade de focalizar objetos que estejam mais próximos, ainda mais quando o contexto no qual o objeto esteja inserido, esteja dotado de pouca iluminação.

Causas da Presbiopia
Dentre os principais fatores que causam a Presbiopia, o mais relevante é de fato, o envelhecimento e avanço da idade, sendo que a Presbiopia começa a dar seus primeiros indícios geralmente por volta dos 40 anos.

A vista cansada ocorre devido ao enrijecimento dos músculos encarregados da dilatação e da contração das lentes dos olhos.

Principais sintomas da Presbiopia
Para obter o diagnóstico da Presbiopia é preciso consultar um oftalmologista. Somente ele poderá dar o parecer correto sobre qual a problemática apresentada. No entanto, alguns sintomas relacionados à vista cansada dão dicas de seu diagnóstico informal, como por exemplo constantes dores de cabeça, principalmente quando a pessoa se propõe a leitura ou a focalizar objetos próximos, fadiga ocular, dificuldade em enxergar as letras, que surgem como borrões por exemplo, e o hábito de cultivar distância dos objetos que almeja enxergar ou ler, para que se tenha maior nitidez na visão.

Tratamento e correção da Presbiopia
Corrigir e tratar a vista cansada é possível com o uso de lentes de contato e óculos multifocais. Há casos que a técnica de mono visão é adotada. É quando um olho utiliza uma lente para ver de perto enquanto o outro lança mão de uma lente para visão mais distante.

Independente de qual tratamento seja adotado, são necessários testes de visão como exame da retina, teste de integridade do músculo, exame de refração e/ou acuidade visual para melhor avaliação do quadro clínico ocular.