Uma das maneiras mais eficazes de proteger e cuidar da saúde da visão é conhecer e reconhecer a importância do histórico de saúde familiar.

Historico-Familiar-Saude-Visao

É fato que muitas doenças oculares acabam se desenvolvendo com maior facilidade em indivíduos que tem alguém na família que já teve determinado distúrbio e/ou patologia.

Sendo assim, estar ciente destas informações ajuda substancialmente na prevenção e detecção mais precoce por meio de diagnósticos precisos e a ajuda do médico oftalmologista.

Entenda melhor como o histórico de saúde ocular familiar pode garantir a saúde dos olhos, acompanhando este post do blog Braslab.

Hereditariedade do glaucoma: uma doença que pode ser evitada

Um exemplo da importância de acompanhamento do histórico de saúde ocular familiar, é a chance de barrar o desenvolvimento do glaucoma. Estudos feitos pela Glaucoma Research Foundation reforçam a necessidade do conhecimento do histórico familiar e da relação hereditária das doenças.

Isto porque os resultados apontaram que o risco de uma pessoa com casos de glaucoma na família desenvolver a doença é 9 vezes maior em relação a quem não possui a doença.

Consulta periódica com oftalmologista tem papel fundamental

No caso específico do glaucoma, se trata de um quadro que pode levar a pessoa à cegueira total. Em muitos casos, quando é feito o diagnóstico a doença já está em estado avançado e praticamente não há muito o que se fazer.

Daí a importância de ao se consultar com o oftalmologista, levar em conta a relevância do histórico de saúde familiar ocular, proceder com as consultas e exames periódicos e, assim, brecar o desenvolvimento de doenças ainda em seu estágio inicial, tendo maiores chances de um tratamento bem-sucedido.

Um diálogo aberto com a família, buscando o máximo de informações possíveis e também com o oftalmologista pode garantir até mesmo a visão do paciente.