A visão sempre precisa de cuidados, no entanto, principalmente no inverno, são necessários alguns cuidados especiais para que a saúde visual se mantenha estável, haja vista que é exatamente nesta estação que alguns riscos à saúde dos olhos vêm à tona.

Um dos fatores motivadores destes riscos é a queda da umidade relativa do ar. Em decorrência desta diminuição da unidade, pessoas acometidas da chamada síndrome do olho seco, ou olho ressecado, acabam sofrendo mais com sensações tais como queimação nos olhos, impressão de areia nas vistas, embaçamento da visão, e demais sintomas.

saude visao inverno

No inverno, redobre o cuidado com ar-condicionado

Vento e poeira costumam ser “otimizadores” de problemas de visão, prejudicando a saúde visual, sobretudo no inverno. Porém, eles não são os únicos “vilões” neste sentido. Pessoas que são expostas a ações mais agressivas de um ar-condicionado, por exemplo, estão sujeitas a complicações com os olhos.

Para amenizar os sintomas em decorrência de longos períodos sob a ação do ar-condicionado, poeira e vento, é importante o uso de um colírio, de preferência receitado por um oftalmologista.

O colírio age como uma lágrima artificial, ajudando a lubrificar os olhos, que costumam ficar naturalmente mais secos devido à baixa unidade.

Muita atenção aos raios UV

Não é por ser inverno que se pode descuidar de proteger os olhos. É preciso usar sempre que possível um óculos de sol para bloquear os raios UV, pois a radiação oriunda deste raio pode acarretar em graves lesões, prejudicando a saúde visual.

Degenerações da retina, catarata precoce e até mesmo alterações na conjuntiva poderão surgir, caso a pessoa não proteja os olhos dos raios UV.

Além dos problemas citados acima e do ressecamento dos olhos devido ao tempo mais seco, baixa umidade e até mesmo a poluição, a conjuntivite alérgica é outro fator muito comum nesta época do ano.

Sendo assim, é muito importante visitar um médico oftalmologista ao sentir qualquer mal-estar relacionado com a saúde visual para prevenir possíveis doenças ou trata-las.