Lentes-multifocais-1

As lentes multifocais são úteis para pessoas que necessitam utilizar mais de um par de óculos para a correção de distúrbios oculares. Ou seja, essas lentes se concentram em uma só peça, havendo focos para distâncias curta, média e longa. Pessoas com problemas de miopia e presbiopia (“vista cansada”), por exemplo, fazem uso de lentes multifocais.

Porém, de início, a adaptação em relação a essas lentes pode ser difícil. O que podemos indicar, desde já, é que não desista do uso da lente se tiver alguma dificuldade no começo, elas são comuns, e o normal é que você consiga se adaptar com o passar do tempo.

Confira as principais queixas ao uso desse tipo lente.

Náuseas, tonturas e tropeções

Esse problema ocorre quando o indivíduo faz a visualização de forma incorreta, pelo corredor da lente. Isso pode se agravar principalmente quando a pessoa caminha ou dirige.

Diplopia ou problemas com visão noturna

Alguns têm dificuldade em enxergar no escuro ou acabam tendo dupla visão. Isso ocorre quando as lentes têm o índice de refração bastante alto, são muito planas e não são antirreflexos.

Dificuldade em enxergar para perto ou para longe

Quando o problema está relacionado com o baixo campo visual é porque a distância ao vértice da lente está excessiva e/ou o seu ângulo pantoscópico não está regulado adequadamente as necessidades do indivíduo.

Limitação do campo visual

Em alguns casos há essa ocorrência por erro do profissional da óptica, que acidentalmente altera o valor do cilindro prescrito na receita. É muito importante prestar atenção a esse detalhe.

Apesar de ter desconfortos iniciais, com o passar do tempo a pessoa não terá mais dificuldades para utilizar os óculos com lentes multifocais, pois o cérebro se acostumará com a nova forma de focar os objetos, havendo uma suavização nos movimentos dos olhos, tanto para enxergar de perto, quanto para enxergar de longe.

É necessário ficar atento as orientações do oftalmologista quanto ao uso desse tipo de óculos. Se houver irritação nos olhos, sugere-se o uso de soro fisiológico.

Se os desconfortos citados acima persistirem, consulte um oftalmologista de sua confiança.

Lentes-multifocais-2