Muitas vezes, ao se consultar com um oftalmologista e receber em mãos a receita dos óculos, é comum nos depararmos com alguns termos técnicos. O índice de refração de uma lente é uma destas nomenclaturas que, em grande parte, são desconhecidas pelas pessoas.

No entanto, não se trata de um fator complicado de se explicar. O índice de refração de uma lente, na verdade, está relacionado de forma íntima à espessura das lentes dos óculos.

Quer entender melhor sobre do que se trata o índice de refração de uma lente? Te contamos a seguir, acompanhe!

Índice de refração de uma lente: determinando a espessura e a velocidade que a luz passará pela lente

O índice de refração de uma lente é que determina tanto a espessura da lente, quanto o quão veloz será a passagem da luz, pela lente.

O conceito que define o índice de refração é o seguinte:

O índice de refração significa o quanto uma lente possui a capacidade trocar a direção dos raios de luz, alinhando assim o foco. Tal fato acontece através de variados tipos de materiais, seja por meio das lentes oftálmicas, seja através do vidro, água, etc.

O índice de refração de uma lente é o que irá determinar essa velocidade com a qual a luz a ultrapassará, bem como a espessura da lente.

Lentes Braslab e o índice de refração

O ideal é lançar mão do índice de refração com o intuito de produzir lentes oftalmológicas que supram as necessidades do usuário, de tal maneira que possam trazer maior conforto, como por exemplo, menos peso.

Na Braslab a produção das lentes leva este conceito em consideração, sempre favorecendo a questão da espessura que possa resultar em lentes mais leves.

Quer saber mais sobre o tema? Clique aqui e confira um artigo onde falamos mais sobre o fenômeno óptico da refração da luz.