O que é Miopia

Entenda sobre a Miopia

Você costuma enxergar claramente objetos próximos, porém, ao desviar sua visão para um foco mais distante percebe que vê apenas borrões?

Este é um dos sintomas característicos da miopia, chamada popularmente de “vista curta”. Entenda melhor o que é miopia, seus sintomas, causas e como é possível trata-la por meio de lentes e demais procedimentos.

Miopia: O que é e quais os Sintomas

A palavra Miopia tem sua origem no termo grego “myopia”, traduzido como “olhos fechados”. Esta referência se faz valer pelo costume das pessoas portadoras de miopia em fechar um pouco os olhos para que consiga enxergar melhor.

Podemos definir a miopia como uma deficiência visual que restringe a visão de objetos distantes. Isto pode ocorrer devido as seguintes causas:

• Crescimento irregular do eixo ocular;
• Excesso de curvatura do cristalino;
• Excesso de curvatura da córnea;
• Excesso de curvatura do cristalino e da córnea simultaneamente.

A miopia é caracterizada por uma série de sintomas, que são sinais de que algo não está muito bem com sua visão. Além da questão de observar apenas borrões quando se tenta enxergar de longe, há outros indícios característicos da miopia, tais como:

• Dor nos olhos, dor de cabeça e tonturas frequentes;
• Sensibilidade a luz;
• Excessivo estado de lacrimejamento;
• Dificuldade em dirigir, assistir TV, ver filmes, etc.

Fatores de risco podem desencadear a miopia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, cerca de 30 a 40% da população do ocidente sofre com a miopia. Dentre os fatores de risco, pessoas que trabalham ou executam atividades cujo stress visual é intenso, bem como quadros genéticos e de hereditariedade estão mais propensos a desenvolver a miopia.

Tratamento da miopia

Caso seu médico oftalmologista tenha identificado e diagnosticado seu caso como de miopia, ele num primeiro momento poderá te receitar o uso de óculos ou lentes que sejam adaptadas para atuar na correção do chamado erro de refração.

Por outro lado, há outro método que vai além do uso de lentes de óculos, é a cirurgia refrativa para miopia. Há diferentes técnicas para fazer esta cirurgia, tais como Lasik, PRK, RK ou anéis intracorneais.

O intuito desta cirurgia é tornar a córnea mais esférica, alterando sua curvatura e desta forma, corrigindo a problemática da visão.

Alguma dúvida relacionada com o tema miopia? É só fazer seu questionamento aqui no blog que esclareceremos!