Quando se fala em saúde visual, há muitos mitos que se relacionam com a questão do uso de óculos. Além de mitos, uma dúvida recorrente em pacientes usuários de óculos diz respeito à necessidade de o uso dos óculos ser ou não para a vida toda.

oculos-uso-vida-toda

São muitas as dúvidas que permeiam a mente dos usuários, como algumas crenças que o uso de óculos vicia e aumenta o grau, o que tornaria o uso do objeto algo frequente pelo resto da vida, assim como há a crença de que o uso ainda na infância cessaria de vez determinados problemas de visão, dispensando posteriormente o uso dos óculos.

Não há uma resposta definitiva

Embora existam estudos sobre a questão do uso do óculos não prejudicar ou aumentar o grau, ao contrário, ajudar na melhora da visão e em alguns casos, retardar o aumento do grau de miopia, por exemplo, há outros estudos que apontam que algumas pessoas tendem a aumentar o grau do óculos com o passar do tempo, o que nos mostra que não há uma resposta definitiva para o assunto.

O mesmo ocorre no que se refere ao tempo de uso necessário dos óculos durante a vida de pacientes diagnosticados com miopia e demais questões relacionadas com problemas de visão.

Importância de consultar um profissional

Esta dúvida sobre o uso dos óculos ser ou não para o resto da vida depende do desenvolvimento ou retardamento da problemática visual de cada usuário. Há opções como lentes de contato, intervenções cirúrgicas, além de tratamentos específicos para cada caso.

O ideal é que o paciente seja sempre orientado por um médico oftalmologista, para averiguar qual seu quadro clínico, se há a necessidade do uso de óculos ou não, ou ainda a possibilidade do uso de lentes e cirurgia, por exemplo.