Quem nunca se deparou com uma pessoa mais velha que diz que “comer cenoura faz bem para enxergar de noite”? Isso pode até parecer uma superstição, mas há pesquisas que comprovam que as vitaminas no vegetal realmente melhorar a visão noturna.

E não é só a cenoura que traz benefícios para os olhos. Há muitos alimentos que ajudam na visão em diferentes aspectos, e elencamos aqui para você os 10 principais para você incluir também na sua alimentação.

1) Que tal cenouras no almoço?

Todos os vegetais e verduras de cor laranja têm o betacaroteno – um precursor de vitamina A. Ela ajuda a absorver a energia da luz que passa para o olho e ajustar a baixos níveis de luz durante a noite.

2) Um suco de espinafre não é nada mau

O espinafre e outras folhas verdes como brócolis e couve possuem Zeaxantina e Luteína, que diminui o risco de desenvolver a degeneração macular e as cataratas. A luteína protege o olho formando pigmentos na mácula que filtram ondas prejudiciais de luz azul, que podem danificar a visão.

3) Tome suco de laranja nas manhãs

A laranja possui vitamina C. Um estudo mostrou que mulheres que tomaram um suplemento de vitamina C por 10 anos ou mais experimentaram um corte de 64% no risco de desenvolver catarata.

4) Um peixe no jantar cai muito bem

O atum fresco, anchova, cavala, salmão e truta são extremamente ricos em ácido docosahexaenóico – um ácido graxo encontrado na retina. Níveis baixos do ácido são associados às condições de olho seco. E o Omega-3 presente neles ajuda a reduzir a inflamação que pode levar a olhos secos.

6) Consuma carne vermelha

A carne vermelha é rica em zinco que é um reforço importante para os olhos. Esse mineral ajuda a liberar vitamina A do fígado para que ele pode ser usado em tecidos dos olhos.
A deficiência de zinco pode causar deterioração da mácula do centro da retina, o que pode levar à perda de visão.

7) Leve sempre umas amêndoas com você

As amêndoas são ricas em vitamina E, e uma pesquisa mostra que elas protegem os olhos dos danos dos radicais livres. Isto significa que ajuda a proteger as células do corpo contra a oxidação, o que pode retardar a progressão das cataratas causadas pela exposição à radiação UV e diminuir a degeneração macular relacionada com a idade.

8) Coma um ovo por dia

Os ovos são uma grande fonte de luteína e zeaxantina, que reduz o risco de degeneração macular e ajuda a proteger a visão. Especialistas sugerem que comer um ovo diariamente é o mesmo que tomar um comprimido multivitamínico em um dia.

9) Consuma morangos, eles são ótimos

Morangos contêm vários nutrientes que ajudam a promover a boa saúde ocular. Eles contêm uma ampla quantidade de vitamina C, que é necessária para manter os olhos saudáveis e reduzir a inflamação.

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10) Sobremesa? Damascos!

Damascos são ricos em vitaminas, antioxidantes, fibras e carotenóides. Esses nutrientes ajudam a proteger os olhos e o coração e a combater muitas doenças relacionadas com os olhos, como cegueira, catarata e glaucoma.

E então, vamos começar a colocar esses alimentos na alimentação? Se já os consome, parabéns! Compartilhe esse artigo com quem precisa ver essas dicas!