Poluição olhos

Inimiga da saúde, a poluição afeta também a saúde dos olhos, principalmente em épocas mais secas, cuja a poluição atmosférica se concentra no ar e a umidade do ar se torna mais baixa.

Os sintomas e danos à saúde dos olhos, causados pela poluição, são muitos, porém, entre os mais nítidos temos constante irritação nos olhos, ardência, coceira e lacrimejamento em excesso, entre outros desconfortos.

O desconforto sentido se traduz nos dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre as cidades brasileiras cuja população supera os 100 mil habitantes. De acordo com estudo divulgado, a poluição média do ar por metro cúbico nestas cidades chega a 40 microgramas, o que significa duas vezes mais o índice aceitável.

O que os oftalmologistas recomendam para proteger os olhos da poluição?

Lavar os olhos de maneira abundante, sempre com água mineral. Esta é a principal recomendação dos médicos oftalmologistas. Outra recomendação é o uso de colírio, para atuar concomitantemente com a lavagem constante dos olhos.

No entanto, é imprescindível que o colírio seja receitado por um profissional qualificado, só assim ele terá o efeito desejado e não causará danos à saúde ocular.

Outros problemas dos olhos que são decorrentes da poluição

Pessoas que não cuidam dos olhos em locais com alto grau de poluição estão sujeitas a problemas ainda mais graves no tocante à saúde ocular.

Um deles é a inflamação da córnea, também conhecida como ceratite, bem como a temida conjuntivite.

Locais com ar-condicionado cuja manutenção não é feita regularmente ou que estejam desregulados também são perigosos aos olhos, sobretudo em locais com elevado grau de poluição atmosférica.

É importante umedecer o ambiente de trabalho e do lar, com aparelhos umidificadores. Na falta destes equipamentos, uma opção caseira é distribuir pelo local copos com água, ou bacias, ou ainda toalhas e panos umedecidos com água.

Ao sentir desconforto nas vistas e perceber qualquer problema na visão, consulte rapidamente o oftalmologista de sua confiança.

Ao sentir desconforto nas vistas e perceber qualquer problema na visão, é fundamental consultar um oftalmologista de confiança.