Parte importante da higiene pessoal, bem como da saúde dos olhos, a higiene ocular é necessária para evitar infecções e doenças como blefarites, entre outras. Sendo assim, a higienização dos olhos de maneira correta é recomendada pelos oftalmologistas e deve ser seguida à risca pelas pessoas que prezam por uma melhor qualidade de vida.

higiene-olhos

Proteção contra doenças inflamatórias nos olhos

O hábito de se fazer a higiene dos olhos exerce papel de proteção contra doenças inflamatórias nos olhos, tais como conjuntivites e blefarites, inflamações que somente as pálpebras e cílios não são capazes de barrar.

Fazendo a higiene ocular

Gestos simples são capazes de fazer a limpeza e higiene ocular, garantindo assim a saúde dos olhos das pessoas. Pela manhã, lavar o rosto por meio de água corrente já é capaz de eliminar desde a gordura até secreções e poeiras, entre outros pormenores que se acumulam na região facial e ocular.

O perigo da maquiagem

Muitas mulheres nutrem o costume de dormirem de maquiagem, e não limpam ou retiram os resquícios dos cosméticos. Isso pode ser muito nocivo à saúde ocular, uma vez que detritos dos cosméticos utilizados se acumulam na região dos olhos, sobrancelhas, cílios e pálpebras.
A utilização de produtos de limpeza profunda e específicos para tais fins são os mais indicados pelos médicos e oftalmologistas.

Colírios são importantes

Para completar a higiene ocular, é de extrema relevância o uso de colírios, com o intuito de hidratar os olhos. No entanto, algumas pessoas ainda cultivam o péssimo costume de adquirir este produto por conta própria, sem receita ou indicação médica, o que poderá acarretar uma série de problemas na visão. É importante, antes de comprar colírios, passar por uma consulta com o oftalmologista, que irá avaliar cada situação e prescrever o colírio mais indicado para que seja efetuada a higiene ocular.