Quando o médico oftalmologista indica ao paciente a necessidade da utilização de óculos de grau, ou até mesmo quando a pessoa busca óculos de sol, é muito comum que surja o seguinte questionamento: como saber o tamanho de armação de óculos adequada?

tamanho-certo-armacao-oculos

Maioria das pessoas compra armação de tamanho errado

Esta dúvida gera em consequência o uso indiscriminado de armações de óculos do tamanho errado, ou seja, que não estão em harmonia com o desenho do rosto do usuário.

De acordo com os especialistas, este equívoco é bem mais comum do que se imagina. Fontes como o site IG Moda, indicam que cerca de 90% das pessoas que adquirem armações de óculos, compram os modelos que não são do tamanho correto ao seu tipo de rosto.

O que considerar para comprar o tamanho certo de armação

Para não errar na escolha, é preciso se ater a alguns pontos que são fundamentais na escolha da armação de óculos:

1- Pupila centralizada

No desenho da armação, é necessário que a pupila esteja centralizada, lembrando uma espécie de alvo. Se a armação “marca” a pele e está desconfortável, é sinal de que o tamanho não é o ideal.

2- Apoio do nariz

A área de apoio do nariz deve ser proporcional, e quanto mais elevada, mais confortável, pois consegue dividir o peso da armação.

3- A armação deve sobrepor a parte inferior aos olhos

Ao sobrepor os olhos em sua parte inferior, a armação consegue o efeito de atenuar e disfarçar as olheiras. Além disso, é importante que a sobrancelha siga o desenho da armação em seu formato. Sendo assim, as sobrancelhas jamais devem ficar na parte interior da lente.

Outro fator importante em relação ao tamanho da armação diz respeito as hastes. Elas devem ficar apoiadas nas têmporas, mas jamais devem pressionar a região.

Considerando os pontos mencionados acima é possível chegar à armação de óculos do tamanho ideal e correto a cada pessoa.