É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a relação entre a Diabetes e a visão, não é mesmo?

Relação diabetes e visão

O que acontece na verdade é que pessoas portadoras de Diabetes desenvolvem maiores possibilidades de manifestarem algumas doenças relacionadas com a visão. Entenda melhor esta relação entre diabetes e visão no decorrer deste artigo.

O que é Diabetes
O fato que caracteriza a doença denominada Diabetes Mellitus é a elevada taxa de glicose no sangue. A Diabetes se classifica em Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

De cunho crônico, a Diabetes pode acarretar em uma série de problemas na visão. É o caso da Retinopatia Diabética.

Retinopatia Diabética
A Retinopatia Diabética é uma doença que ataca o fundo do olho, causando graves complicações caso não haja o diagnóstico no início da doença, como por exemplo a cegueira. Manifestando-se por meio de alterações na retina, a Retinopatia Diabética se não tratada em tempo causa de maneira gradativa a diminuição da visão.

A importância do acompanhamento de um oftalmologista
Pessoas que sofrem de Diabetes necessitam de um cuidado maior no tocante à visão, fazendo frequentes exames para medir a visão e para diagnosticar de início, qualquer anormalidade na saúde ocular com a finalidade de prevenir e tratar possíveis doenças nos olhos.

O tratamento da Retinopatia Diabética se faz por meio de medicamentos anti-VEGF, cirurgia do vítreo e retina, tratamento laser, entre outros procedimentos.

É importante se atentar ao fato de que Cerca de 40% dos diabéticos sofrem de alteração oftalmológica. Isso significa que quase a metade dos diabéticos sofrerão algum problema de visão.

Neste sentido, é de suma importância buscar maneiras de prevenir o surgimento da doença, como por exemplo:

• Fazer o controle do açúcar no sangue;
• Controlar a pressão sanguínea;
• Não fumar;
• Investir em uma dieta equilibrada e plano alimentar para o diabetes;
• Fazer exames de visão regularmente.