Você trabalha à noite e sente dificuldades para enxergar? Ir ao cinema assistir um filme se torna complicado quando escurece? Problemas com a visão noturna para dirigir?

Visão noturna, dicas

Então este post é para você. Veja, a seguir, algumas dicas de como enxergar melhor a noite e assim, otimizar sua visão noturna.

Estimulando sua visão noturna

Há alguns exercícios simples que causam ótimo impacto na visão noturna, tornando-a mais aguçada, devido a estimulação.

Um destes exercícios é indicado tanto para quem tem maiores dificuldades para enxergar no escuro, quanto para quem possui menores entraves neste sentido, mas que nutre certo desconforto visual no período da noite.

Este exercício consiste em tomar banho no escuro. Procure apagar az luzes e deixar no local somente um breu.  Repare que inicialmente, você não enxergará nada. No entanto, em alguns instantes, sua pupila passa a se dilatar, e a visão começa a vir.

Esta é uma forma de estimular a visão noturna, que se acomoda, pelo simples fato de, via de regra, acendermos a luz para tudo o que precisamos fazer, cotidianamente.

Mesmo pacientes portadores de doenças como retinose pigmentar, por exemplo, devem adotar esta prática para despertar a capacidade da visão noturna, que está somente adormecida. Detalhe: deve tomar banho com os olhos abertos para estimular a visão.

O segundo exercício para estimular a capacidade de enxergar melhor à noite é dormir em um quarto completamente escuro. Para tanto, apague as luzes e procure observar as luzes externas ou até mesmo internas, que estão presentes no ambiente (luz da rua que entra pela fresta da janela, luz do modem da internet, do rádio, etc.). Identificadas as luzes, isole-as, apagando ou vendando sua propagação.

Acredite: dormir em um ambiente escuro é fundamental para sua visão noturna, e você sentirá a diferença ao executar ações como dirigir, trabalhar, ir ao cinema, etc.

Lembre-se: ao sentir desconforto visual, procure um médico oftalmologista.