tremor-olhos-palpebras

Chamado popularmente de “tremedeira nos olhos” ou tremor nos olhos, poucas pessoas conhecem e sabem de fato, do que se trata tal fenômeno que ocorre nas vistas. Na verdade, esta tremedeira não ocorre nos olhos, mas sim precisamente nas pálpebras, recebendo o nome de mioclonia pela comunidade médica.

Movimento involuntário pode ser benigno ou indicar doenças

Doenças nos olhos, pálpebras ou inclusive nos nervos da região da face, muitas vezes são fatores que desencadeiam o movimento involuntário de tremor nos olhos. No entanto, também podem ser benignos, ou seja, não indicam a presença de doenças.

O que causa tremor nas pálpebras

Há uma série de situações e fatores, de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, que pode desencadear mioclonia. Entre eles, pode-se destacar Síndrome de Tourrete (doença caracterizada pelos chamados ‘tiques nervosos’), utilização de óculos inadequado ao grau necessário ao usuário, ansiedade, cansaço, estresse, deficiência de vitaminas e minerais, excesso de cafeína ou álcool, entre outros.

Alterações oculares também causam tremor

Há casos onde não é possível identificar a causa do tremor. O que se sabe é que além dos fatores mencionados acima, alguns tipos de alterações oculares também provocam este quadro de tremor na região das pálpebras.

Olho seco, ceratite e também ponto solto após cirurgia, aparecem como agentes causadores de mioclonia em alguns pacientes.

Tratamento para tremor nas pálpebras

É importante identificar a causa do tremor para assim, traçar a melhor estratégia de tratamento, que pode envolver desde novos hábitos alimentares até um estilo de vida mais saudável, como buscar situações que diminuam o estresse, melhorem a qualidade do sono, avaliar os óculos e se o objeto é coerente ao tipo de necessidade, entre outros fatores.

É imprescindível para tanto, contar com o auxílio do médico oftalmologista para que seja identificada a causa do tremor, bem como para que o tratamento correto seja aplicado de maneira eficaz.