Com a tecnologia presente em quase todas atividades modernas, não há quem esteja imune aos problemas do cansaço de visão, popularmente chamado de “vista cansada”.

Vista cansada

O uso constante de celulares, horas frente ao tablet e computador, videogames e afins, acarretam neste fenômeno muito comum no cotidiano das pessoas. No entanto, há algumas formas de atenuar os sintomas e até mesmo, evitar a incidência deste tipo de problema.

Presbiopia: computador é o grande vilão

É inegável que o uso frequente de computadores, para estudos, trabalho e entretenimento, está entre os principais fatores que levam as pessoas a desenvolverem sintomas de vista cansada, ou presbiopia.

Para evitar este problema, elencamos a seguir alguns procedimentos que o usuário pode aderir com a finalidade de evitar que as vistas sejam prejudicadas:

• Piscar
Pode parecer algo um tanto quanto “bobo”, mas experimente piscar mais vezes enquanto escreve ou lê algo no computador e celular, por exemplo. O ato de piscar lubrificará seus olhos, prevenindo problemas oculares.

• Atenção aos condicionadores de ar e ventiladores
Embora tais equipamentos tenham o intuito de causar nosso bem-estar, eles podem agir contra a saúde ocular, sobretudo se nossas vistas forem expostas diretamente a eles.

• Iluminação
Ambiente sem luz sobrecarga a visão pois fazermos um esforço descomunal para enxergar. Procure a iluminação ideal para evitar esta situação.

• Durma
Um boa noite de sono opera milagres. Quando não dormimos tempo suficiente e voltamos ao trabalho com computadores e celulares em geral, nossa vista não tem tempo de se recuperar e fica sobrecarregada. Portanto, priorize seu sono antes de tudo.

• Consulte um médico oftalmologista
Essencial consultar um especialista caso sinta algum desconforto nos olhos. Caso haja algum problema no globo ocular, o oftalmologista irá encaminhar o paciente ao tratamento mais adequado, diagnosticando de maneira eficiente o problema.