É notório de todos que a alimentação influencia diretamente na saúde das pessoas, e que determinados alimentos e suas substâncias e nutrientes são responsáveis por uma série de efeitos benéficos ao organismo humano. É o caso da Vitamina C, por exemplo, encontrada em alguns alimentos, que é tida, entre outras qualidades, como forte aliada da saúde dos olhos.

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Embora tais nutrientes não executem “milagres” em relação à visão, a vitamina C, encontrada em abundância na cenoura e outros alimentos, revela inegáveis benefícios à saúde ocular.

Como manter os olhos saudáveis com vitamina C

Um dos motivos pelos quais a vitamina C proporciona benefícios aos olhos se dá sobretudo pelo seu efeito antioxidante, fator também encontrado em outras vitaminas, como a vitamina A e também como a vitamina E.

Devido ao seu efeito antioxidante, a vitamina C consegue preservar tecidos e células oculares, saudáveis. Estudos apontam que a vitamina C é capaz de prevenir o surgimento de doenças nos olhos, caso da catarata, sendo que os efeitos benéficos desta vitamina se potencializam se combinada com a vitamina E.

É importante ter em mente que os efeitos benéficos da vitamina C no organismo humano variam de pessoa para pessoa, de acordo com sua faixa etária, histórico de doenças, estilo de vida, além de fatores como estatura, idade, peso, sexo, etc.

Alimentos que são fontes de vitamina C

A vitamina C está presente em uma série de alimentos, especialmente em algumas frutas cítricas. Algumas frutas fontes de vitamina C são a acerola, goiaba, laranja, kiwi, abacaxi, manga, morango, entre outras.

Pode-se encontrar vitamina C em outros alimentos, tais como tomate, vegetais diversos de folhas verdes, couve, cenoura, pimentão, brócolis, acelga, couve-flor, etc.

Para aproveitar de maneira mais eficiente os benefícios da vitamina C para a visão, é aconselhado consumir estes alimentos sempre frescos. No caso de sucos de fruta, o ideal é consumir imediatamente.