Como-saber-grau-olho-aumentou

Você já está utilizando óculos há algum tempo, e já passou pelo período de adaptação, porém, tem sentido certo desconforto nos olhos?

Caso a situação se prolongue e não seja uma situação “pontual”, fique alerta: pode ser que o grau tenha aumentado.

Veja a seguir, como saber se o grau aumentou e quais procedimentos tomar, para que sua saúde visual seja mais satisfatória.

Astigmatismo: erro de refração mais comum

A grosso modo, o astigmatismo é o tipo de grau que determinado paciente necessita. Enquanto na miopia e hipermetropia, o grau está ligado às questões do comprimento dos olhos, no astigmatismo esta associação se dá pela curvatura da córnea.

Um dos sintomas deste erro de refração (condições adversas à visão como hipermetropia, miopia, presbiopia e o astigmatismo) é a visão embaçada, como se o paciente enxergasse fantasmas no lugar de objetos, letras e números.

Se você já foi diagnosticado com erro de refração, passou a usar lentes/óculos corretivos para tratar do problema e tem percebido que estes “fantasmas” na visão, voltaram a aparecer, é bem possível que o grau tenha se elevado.

Teste oftalmológico proporciona resultados precisos

Para cessar a dúvida e procurar o tratamento mais adequado, bem como garantir o uso do grau exato às necessidades do paciente, é imprescindível que se procure um médico oftalmologista que execute o chamado teste de refração.

Apenas ele está autorizado a realizar os procedimentos necessários para executar corretamente o teste. Iniciando geralmente com a autorefração computadorizada, agregando ao texto ou optando em alguns casos, somente pela retinoscopia, ambos procedimentos são capazes de fornecer informações mais precisas acerca do grau do paciente, ajudando assim a solucionar de forma eficaz, esta problemática.

Desta forma, é importante salientar que a melhor maneira para ter certeza de que o desconforto visual ocorrido se trata de aumento de grau, ou algum outro problema relacionado à visão, é por meio da ajuda especializada de um profissional oftalmologista.