O globo ocular, em sua parte posterior tem sua superfície interna revestida por uma delicada, flexível e fina membrana, a qual recebe o nome de retina.

descolamento de retina o que e como evitar

Quando esta membrana se desprende do globo ocular, temos o quadro denominado descolamento de retina.

Saiba como evitar que tal situação ocorra, quais fatores podem ocorrer em consequência deste fato e quais atitudes adotar para a solução do problema em questão.

Descolamento de retina causa problemas graves

O descolamento da retina causa uma série de problemas em nossa saúde visual. Caso não seja identificado e tratado urgentemente, acarreta inclusive na perda total da visão, de forma irreversível.

Descolamento de retina: principais causas

Dentre as principais causas, podemos destacar determinadas doenças que fazem parte do histórico familiar. Anote a seguir, algumas doenças que, caso alguém de sua família possua, você deve ficar atento (a) e fazer o acompanhamento com o médico oftalmologista com maior frequência:

  • Arteriosclerose
  • Diabetes
  • Miopia

Tais doenças, em si, não são as responsáveis diretas pelo descolamento da retina, mas criam condições que facilitam sua ocorrência.

Traumas oculares também estão entre as causas desta problemática, além da questão da faixa etária: a partir dos 40 anos de idade, é importante ter mais atenção e cuidado com os olhos.

Prevenção e tratamento

A melhor forma de se prevenir a doença é ficar atento aos sintomas e às questões que levam o indivíduo a ser incluído no fator de risco (histórico familiar, idade, etc.).

Alguns sintomas merecem maior atenção, como:

  • Pontos pretos flutuantes nas vistas, que se intensificam;
  • Flashes contínuos de luzes na visão periférica;
  • Visão borrada, entre outros.

Caso o paciente apresenta algum destes sintomas, isto não significa necessariamente que esteja com descolamento da retina, mas é importante procurar o oftalmologista para efetuar o diagnóstico adequado.

O tratamento atualmente implica em 2 procedimentos, a operação com laser e a criossonda, um tipo de infiltração congelada.