erros-refracao

Em assuntos relacionados com visão, é bem comum a utilização do termo erros de refração. Eles ocorrem quando os feixes de luz acabam sendo desviados do seu foco original, que é a região da retina, devido ao formato ocular.

Uma das características dos erros de refração é a pouca ou quase nula nitidez da visão, com quadros adversos à saúde dos olhos, sendo que algumas das patologias mais recorrentes são bem conhecidas, como a presbiopia, miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Presbiopia

Este erro de refração chamado de presbiopia está relacionado com a lente natural dos olhos (cristalino) e também com a questão da idade, surgindo geralmente em pessoas na faixa etária dos 40 anos. Chamada de “vista cansada”, a presbiopia pode ser corrigida com o uso de óculos multifocais.

Leia também: Entenda o que é Presbiopia, também conhecida como vista cansada

Miopia

Um dos mais recorrentes tipos de erros de refração, a miopia atinge cerca de 30% das pessoas, sendo que asiáticos costumam desenvolver de forma mais acentuada esta patologia (até 70%). Neste erro de refração, a principal reclamação dos pacientes é a dificuldade de enxergar objetos a longa distância. Ela pode aparecer entre os 8 e 14 anos e progredir até cerca de 25 anos, período onde ela costuma se estabilizar.

Leia também: Como é a cirurgia de correção da miopia?

Hipermetropia

Ao contrário da miopia, a dificuldade na hipermetropia é a de se enxergar objetos próximos, no entanto, a visão distante também sofre com a perda da nitidez. Pessoas acometidas desta disfunção também costumam sofrer com dor de cabeça e fadiga ocular.

Astigmatismo

Quanto ao astigmatismo, ele se caracteriza via de regra, por irregularidades no tocante a córnea. Ela perde sua forma esférica, tornando-se elíptica, o que causa a distorção da visão. Neste caso, tanto a visão de perto quanto de longe são comprometidas e afetadas.

É importante que ao sentir quaisquer sintomas mencionados, se procure um médico oftalmologista para que ele possa tecer o correto diagnóstico e também proceda com o tratamento adequado.