Para conseguir usufruir de seus óculos com o máximo de potencialidade, pode ser necessário que antes você passe pelo processo de adaptação com o novo acessório.

problemas-visao-uso-oculos

Esta é uma das principais razões do surgimento de problemas de visão mesmo com o uso de óculos, mas não é a única. Outros fatores podem te prejudicar a enxergar bem, ainda que você utilize óculos para correção.

Quer saber como lidar com esta situação? Confira a seguir algumas dicas que te ajudarão definitivamente neste sentido.

Óculos novo e visão sem nitidez: o que fazer?

Miopia, hipermetropia ou presbiopia? Não importa qual seja a deficiência visual e/ou erro de refração, com o advento dos óculos se tornou possível corrigir e fazer o tratamento efetivo do problema, otimizando a visão.

Porém, há casos em que mesmo usando óculos novo, o indivíduo relata problemas de visão.

Isto pode ocorrer devido a vários fatores, como por exemplo, a inadaptação ao uso do acessório, por exemplo.

O ideal é identificar qual o motivo que acarreta determinados problemas de visão, para assim, buscar a solução efetiva.

Veja algumas dicas neste sentido, a seguir:

  • Período de adaptação

Quando usamos óculos novo, muitas vezes é comum precisar de um tempo para se familiarizar com o acessório. Ter paciência e usar os óculos até que os olhos e o cérebro se acostumem é fundamental para que sua experiência seja bem-sucedida.

  • Demora para buscar a correção visual

Pesquisas apontam que a maioria das pessoas demoram para buscar a ajuda do oftalmologista e consequentemente, a adotar o uso dos óculos. Sendo assim, o centro de visão localizado no cérebro ainda não está preparado, e isso demanda um certo tempo para que ele de adapte à nova condição.

  • Medicamentos, stress e doenças

O uso de determinados medicamentos, quadros de stress e até mesmo a existência de algumas doenças, podem prejudicar sua visão, mesmo enquanto você usa os óculos.

É recomendado que, ao se consultar com o médico oftalmologista, você vá tranquilo e o mais relaxado possível, para que os exames não sejam alterados e você tenha a indicação exata das lentes necessárias ao seu tratamento.

Aproveite e, caso tome algum medicamento, questione o seu médico se este é um dos motivos de problemas relacionados à sua visão.

Em muitos casos de doenças como hipertensão e diabetes, a visão também é afetada, de maneira súbita. Procure seu médico e jamais deixe de fazer os tratamentos indicados para estas doenças.

Sua visão e saúde merecem estes cuidados, não é mesmo?