Você conhece o exame de fundo de olho? E qual é a finalidade dele? A princípio o exame de fundo de olho avalia o disco óptico, os vasos sanguíneos e a mácula, região da retina responsável pela visão de detalhes.  Por meio do exame se pode identificar doenças que agridem a retina, fazendo com que a visão seja prejudicada.

exame-fundo-olho-doencas

Apesar do exame de fundo de olho ser realizado por um oftalmologista, através dele é possível efetuar diagnósticos de doenças diversas, como doenças crônicas, infecciosas, neurológicas, de sangue, além das do próprio olho.

Exame de fundo de olho pode detectar Diabetes e Hipertensão

Quando é possível detectar a diabetes ou a hipertensão através dos vasos sanguíneos e do nervo óptico dos olhos, significa que a doença está em um estágio avançado, neste caso o exame de fundo de olho não exerce a função de diagnosticar, mas sim como prevenção médica.

Vírus HIV pode ser identificado pela análise do fundo do olho

A AIDS pode ser identificada através do exame oftalmológico pela análise das veias, artérias e nervos da retina. Um problema nos olhos que atingem portadores do HIV, se trata de uma inflamação denominada uveíte, que se estabelece na íris, corpo ciliar e coroide. Os sintomas dessa inflamação é vermelhidão nos olhos, sensibilidade a luz e dor nos olhos. O avanço da inflamação pode implicar em no desenvolvimento do glaucoma, catarata, descolamento de retina, atrofia óptica, atrofia dos globos oculares e outras doenças nos olhos.

Leucemia e anemia

As doenças hematológicas (sanguíneas), como a leucemia e a anemia, podem apresentar hemorragias na retina em virtude da dilatação venosa. No caso de pacientes com leucemia, há possibilidade dos vasos sanguíneos serem afetados, assim escurecendo a visão ou até mesmo causando a perda da mesma.

Tumor cerebral

Seis nervos cranianos do ser humano são associados aos olhos, e os nervos oculares são diretamente ligados ao sistema nervoso central, levando em consideração a ligação direta e indireta dos olhos ao cérebro, o oftalmologista pode identificar alguma espécie de tumor na região cerebral. Um modo de detectar um tumor no cérebro, é por meio do mapeamento de retina, o qual o médico avalia o fundo do olho do paciente.

Você já havia pensado no quanto o exame oftalmológico pode contribuir com a sua saúde? Então para saber como está não apenas a sua saúde ocular, mas assim como do seu organismo, faça o seu exame.