Ter uma boa alimentação é fundamental para a saúde ocular. Você sabia que existem vitaminas essenciais para a saúde dos olhos que podem otimizar a sua visão? Elas desempenham um importante papel no funcionamento dos nossos olhos.

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Mas quais são essas vitaminas?

Vitamina A

A vitamina A contribui para ter uma visão de qualidade durante o dia e a noite. Além disso, auxilia na redução de vista cansada e fadiga ocular.

Na vitamina A estão presentes antioxidantes naturais protetores do sistema ocular. A ausência desta vitamina pode causar doenças e irritações, como úlceras na córnea, pálpebras inchadas, cataratas e secura.

Em casos mais graves, se essas enfermidades não forem tratadas pode causar cegueira.

Em quais alimentos encontramos a Vitamina A:

  • Gema de ovo;
  • Fígado;
  • Espinafre;
  • Pimentão verde e vermelho;
  • Tomate;

Vitamina E

Também tem função antioxidante pois protege a membrana ocular ao isolar alguns radicais livres, que podem ser nocivos ao metabolismo. A vitamina E pode contribuir bastante para prevenir a doença da catarata.

Onde encontrar a Vitamina E:

  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Amendoim;
  • Hortaliças;
  • Leite;
  • Trigo;
  • Gema de ovo;
  • Óleos vegetais.

Vitamina C

Sabia que a vitamina C está entre as mais imprescindíveis para a saúde dos olhos?  Ela também tem função antioxidante, auxiliando na prevenção das principais doenças oculares. Combinada com a Vitamina E pode exercer proteção significativa da saúde dos olhos. Pode inclusive reduzir a pressão intraocular nas pessoas que sofrem de glaucoma.

Alimentos ricos em Vitamina C:

  • Couve crua;
  • Vegetais de folha verde;
  • Melões;
  • Tomate;
  • Frutas cítricas (como laranja, kiwi e tangerina);
  • Frutas vermelhas (morango, amora, cereja, framboesa).

Vitamina B2 (riboflavina)

A ingestão de Vitamina B2 ajuda o organismo a produzir mais energia, aumentando também a produção sanguínea. Um dos seus benefícios é prevenir doenças como a catarata.

Alimentos que possuem Vitamina B2:

  • Cereais;
  • Ovos;
  • Vegetais ;
  • Leite e derivados;
  • Pão enriquecido;
  • Feijão de soja;
  • Levedura de cerveja.

Luteína

Consumir vegetais e frutas com Luteína ajuda a prevenir a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), além de proteger os olhos de lesões causadas pelos raios solares.

Alimentos com Luteína:

  • Chicória crua;
  • Ervilhas;
  • Vegetais de folhas verde crus;
  • Abóbora;
  • Espinafre;
  • Milho;
  • Brócolis.

Ômegas-3, 6 e 9

Os alimentos com ômegas são indicados para pessoas diagnosticadas com a síndrome do olho seco. Seus componentes ajudam a diminuir os sintomas de coceira e vermelhidão, sensibilidade à luz e sensação de ardência, pois hidratam os olhos. Além disso, podem frear o envelhecimento precoce,  protegendo também o globo ocular.

Quais alimentos possuem esses Ômegas:

  • Óleo de linhaça;
  • Azeite de oliva;

Mas não basta ter uma alimentação saudável rica em vitaminas essenciais para a saúde dos olhos. É fundamental se consultar com um médico oftalmologista periodicamente.